SAÚDE NO AR

Falta de profissionais impede vacinação contra febre amarela na Bahia

O Ministério da Saúde distribuiu novas doses da vacina contra a febre amarela, para a Bahia, após uma cidade do estado registrar casos da doença. Os municípios das áreas consideradas de risco estão imunizando toda à população, as demais só devem vacinar prioritariamente os pacientes que irão viajar, crianças com nove meses de vida, enfermos, grávidas e idosos.

Em Ilhéus, no sul do estado, os pacientes denunciaram que apenas sete postos de saúde estão aplicando as doses da vacina, o que preocupa os moradores. O município está fora da zona de risco divulgada pela Secretaria estadual de Saúde (Sesab) e explicou que não há profissionais capacitados suficiente para imunizar a população.

Esse caso de Ilhéus não está isolado, em Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador, os residentes estão viajando até a capital baiana para receber a vacina, pois na cidade, não há locais suficientes para atender a população.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não há necessidade de ir até Salvador para ser imunizado. Não há surto da doença no país e os baianos devem ficar tranquilos e irem aos poucos buscando a proteção.

É importante saber que a vacina contra a febre amarela está sendo ofertada em todos os postos de saúde da Bahia gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.