SAÚDE NO AR

Explosão de gás em hospital infantil deixa dois mortos e 66 feridos no México

Um grave acidente causado por vazamento de gás deixou dois mortos e 66 feriados nesta quinta-feira (29), em um hospital infantil no sul da Cidade do México, na delegação de Cuajimalpa de Morelos. Entre os feridos, estão sete recém-nascidos, segundo chefe do governo do Distrito Federal (cargo equivalente ao do governador do Distrito Federal no Brasil), Miguel Ángel Mancera.

De acordo com as informações iniciais das autoridades, sete pessoas tinham morrido no acidente, sendo três adultos e quatro bebês. Um balanço parcial, corrigindo o número de vítimas horas depois. Segundo Mancera, os feridos foram transferidos para outros hospitais na capital mexicana.  Do total de feridos, 22 estão em estado grave e o restante, 44, estavam previstos para receber alta nesta quinta.

Segundo informações do correspondente da BBC no México, Juan Carlos Perez Salazar, a explosão ocorreu por volta das 07h30 hora local (11h30 de Brasília) enquanto o hospital era abastecido de gás. O centro médico, onde também funciona uma maternidade, se localiza na periferia da Cidade do México.

Investigações apontam que o acidente aconteceu por causa de um vazamento na tubulação que levava gás do caminhão à cozinha do hospital. O veículo estava abastecendo o hospital com gás quando aparentemente uma mangueira estourou, resultando em um vazamento que causou a explosão.

A explosão danificou cerca de 40% da estrutura do Hospital Materno Infantil Cuajimalpa. De acordo com chefe da delegação (similar ao cargo de prefeito), Adrián Ruvalcaba Ruvalcaba a maior parte dos ferimentos foi causada pelos vidros que quebraram devido à explosão.

Ainda de acordo com Ruvalcaba, vários bebês foram encontrados com vida sob os escombros, mas dezenas de pessoas estavam desaparecidas, enquanto um grande número de agentes de resgate continuava vasculhando concreto e metais retorcidos em busca de sobreviventes.

O acidente contou com o serviço de várias ambulâncias que esperavam no local para tratar dos sobreviventes retirados dos destroços. Cerca de cem pessoas estavam no hospital no momento da explosão, de acordo com uma autoridade municipal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading