Exército vai ajudar a retirar o óleo das praias do nordeste

Exército vai ajudar a retirar o óleo das praias do nordeste

Por decisão do presidente da República em exercício. General Hamilton Moutão, o Exercito  vai participar das operações de limpeza das praias do Nordeste que foram atingidas por manchas de óleo.

A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Recife. A informação foi divulgada hoje (21) pelo general após ele participar de  uma reunião no Ministério da Defesa sobre ações para conter o avanço do óleo,  Ficarão à disposição entre 4 a 5 mil  soldados do Exército. Equipamentos também devem ser oferecidos pelos militares para apoiar órgãos de defesa civil dos Estados Segundo o IBAMA o óleo já atingiu 194 pontos no Nordeste brasileiro.  No último domingo (20) a Marinha informou que já foram retiradas das praias do nordeste,  525 toneladas de resíduos.

O presidente em exercício informou que o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, vai a Recife e também se encontrará amanhã (22) com os governadores da Bahia, Rui Costa, e de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva, para organizar os esforços de limpeza das praias e que o material recolhido está sendo enviado para fábricas de cimento que utilizam o óleo na linha de produção. “A coisa vai sendo organizada”, disse.

Mourão disse que o governo trabalha com a hipótese de que o derramamento de óleo tenha ocorrido na região marítima próxima ao litoral do Rio Grande do Norte. “Todos os sistemas de inteligência estão trabalhando para tentar chegar à conclusão de onde partiu esse óleo. A área a gente já sabe, no bico do Rio Grande do Norte, antes de fazer a curva para o norte do Brasil. Pelo trânsito das correntes marinhas, se acredita que dali teria saído esse óleo. Aí agora é cruzar dados”, disse Mourão.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.