Estudo mostra que jogos de tabuleiro baseados em números, como Monopólio e Reversi (também conhecido como Othello), ajudam as crianças mais novas a melhorarem o desempenho em matemática.
Segundo o estudo, os jogos já eram conhecidos por contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento, incluindo a leitura e alfabetização. A pesquisa publicado na revista “Early Years” concluiu que, para crianças de 3 a 9 anos, o formato dos jogos baseados em números também contribui para aprimorar a habilidade de: fazer contas, como adição; e reconhecer se um número é maior do que outro.
De acordo com os pesquisadores, o ganho na aprendizagem acontece quando as crianças brincam com esse tipo de jogo algumas vezes na semana sob a orientação de um professor ou adulto treinado.
O estudo mostra que houve ganho significativo nas habilidades de matemática em mais de 52% das tarefas analisadas. Quase um terço (32%) das crianças tiveram desempenho melhor depois de participar de sessões de jogos.
Assim, jogos em que os participantes se revezam para mover peças em um tabuleiro diferem daqueles que envolvem habilidades específicas ou apostas. Para o autor da pesquisa, Dr. Jaime Balladeres, que trabalha na Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago, os jogos de tabuleiro, raramente usados na fase pré-escolar, podem ser facilmente adaptados para incluir objetivos de aprendizagem relacionados a habilidades de matemática.
Para o estudo, houve revisão 19 estudos publicados desde 2000 envolvendo crianças de 3 a 9 anos. O objetivo era compilar as evidências científicas disponíveis sobre os seus efeitos nas crianças.