Estudo indica que zika pode provocar infertilidade em homens

Estudo indica que zika pode provocar infertilidade em homens

O instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo fez um estudo e concluiu  que a infecção  causada pelo vírus Zika em homens, pode causar  infertilidade. A pesquisa foi feita em 2016 e recentemente divulgada. A  infectologista Vivian Avelino-Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) coordenou os estudos.

“Observamos que, dentre os cinco homens em que fizemos a coleta de sêmen, quatro tinham o valor fora do normal, considerando a normalidade com referência da OMS. Isso sugere que pode existir um efeito de infecção por Zika que a gente ainda não conhecia, que é uma alteração prolongada, talvez até permanente, de infertilidade entre os homens”,  (…)“Não conseguimos provar, mas já existem estudos em animais que sugerem resultados semelhantes. Por isso achamos que o resultado é importante para que seja feito um estudo com um número maior de homens”, ressaltou a pesquisadora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias”, disse Vivian  Avelino-Silva.

Entre 14 homens infectados foram escolhidos cinco homens de forma aleatória para  fazerem  o exame de espermograma.  Quatro, tiveram resultados  fora dos parâmetros de normalidade recomndadas pela OMS.

O estudo não é conclusivo e aponta a necessidade de que novas pesquisas sejam feitas. Vivian destacou que a amostra era pequena e que a equipe não tinha exames desses cinco homens antes da infecção para comprovar que a alteração foi feita pelo zika.

Fonte:  instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo/ Agência Brasil.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.