Espanha registra primeiro caso de chikungunya  

Espanha registra primeiro caso de chikungunya  

chikungunyaA Espanha comunicou nesta segunda feira (24), o primeiro caso de chikungunya – doença causada por um vírus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, segundo informações do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças – ECDC. As informações são da Agência EFE.  

A vítima que adquiriu a febre chikungunya, é um homem de 60 anos, de nome não revelado, que reside em Gandia – Valência, segundo comunicou o órgão ao ressaltar que o homem há três meses anterior viajou para fora da União Europeia, e consequentemente desenvolveu os sintomas.

Após receber alta do hospital de Girona –  Catalunha, nordeste da Espanha, o homem permaneceu cinco dias internado. Devido as dores nas articulações, a vítima ao retornar Gandia, manteve contato com as autoridades locais, o que levou a análises de sangue posteriores, entretanto, confirmando o contágio do vírus.

Em comunicado, o ECDC afirmou que o relatório de um caso autóctone de chikungunya na Espanha não é inesperado, e ressaltou que o agente transmissor, o Aedes Albopictus, esteve presente na Comunidade Valenciana desde 2013. Ainda de acordo com coentro europeu, vários casos importados de chikungunya tinham sido detectados anteriormente em Gandía, onde o clima é "propício" para a transmissão do vírus.

Em 2014, o sistema de vigilância do chikungunya foi reforçado na Espanha, após a explosão de um surto no Caribe. No entanto, até 26 de julho do mesmo ano, foram detectados 89 casos importados, 13 deles na Comunidade Valenciana. Pesquisas epidemiológicas e entomológicas, estão sendo realizadas pelas autoridades da área de saúde espanholas, além de estabelecer medidas de controle do agente transmissor, segundo o ECDC.

De acordo ainda com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças – ECDC, a Europa é vulnerável à transmissão autóctone do vírus em áreas onde os mosquitos transmissores da doença estão estabelecidos e onde o clima é propício para sua propagação.

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.