Entenda as diferenças entre alergia ao leite e a intolerância à lactose

Entenda as diferenças entre alergia ao leite e a intolerância à lactose

Quem pensa que alergia ao leite e intolerância lactose é a mesma coisa, pode estar enganado! Algumas pessoas quando consumem produtos como leite, queijo, manteigas, dentre outros derivados, geralmente se queixam de alguns sintomas, como dor de barriga, vômito, diarreia, inchaço e muitas vezes placas avermelhadas – mas muitas vezes não sabem diferenciá-los, por ser algo bastante confuso entre as pessoas.  Afinal, qual é mesmo a diferença entre intolerância e alergia?

Para esclarecer bem o assunto, a alergista Ariana Yang e a nutricionista Raquel Bicudo – vão diferenciá-los.

De acordo com as especialistas, a pessoa alérgica tem problemas com a proteína do leite. Não pode comer, encostar e, às vezes, nem sentir o cheiro do leite. Já a intolerante tem problema com o açúcar do leite, portanto pode comer alimentos lácteos desde que seja livre de lactose, ou com a ingestão da lactase, enzima que ajuda a digerir a lactose. Quando a intolerância é leve, a pessoa pode até comer um pedaço de queijo, de um chocolate pequeno, com pouca lactose. Nos alérgicos, essa conta de pouco ou muito não funciona.

As especialistas alertam que atualmente é bastante comum presenciar as pessoas sem intolerância ou alergia retirar a lactose do cardápio para emagrecer. Entretanto essa iniciativa pode causar problemas futuros – uma vez, que necessitamos desse açúcar para absorver o cálcio importante para os ossos. Segundo a com a nutricionista, é melhor tomar um leite desnatado, que tem menos gordura, do que um sem lactose.

Os sintomas da intolerância e da alergia também são diferentes. A alergista e a nutricionista explicam que no alérgico tem inchaço que pode ocorrer nos lábios, pálpebras, língua, pulmão e glote; sintomas respiratórios como espirro e falta de ar; sintomas gastrointestinais como distensão abdominal, gases, diarreia; placas avermelhadas pelo corpo, coceira e choque anafilático. Já no intolerante, os sintomas normalmente se restringem ao trato gastrointestinal: dores abdominais, gases e diarreia.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.