Empresa desenvolve despertador para surdos

Empresa desenvolve despertador para surdos

Um despertador eficiente e com preço acessível, foi desenvolvido para portadores de necessidades especiais – auditiva, no Brasil. O dispositivo criado pelo administrador Raul Ribeiro, da empresa Orpa Eletronics, tem como objetivo fazer com que os deficientes auditivos não percam o horário e/ou seus compromissos. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o administrador, a ideia de criar o dispositivo surgiu quando recebeu a visita de um amigo de infância, quer é surdo. Ribeiro destaca que muitos surdos acabam utilizando o celular na função alarme e colocam embaixo do travesseiro para acordar com a vibração do aparelho. Ele ainda salienta que esse critério muitas vezes não é eficaz e não faz bem à saúde, devido os celulares mais atualizados não possuírem uma vibração muito forte.

O novo dispositivo foi intitulado como “Wake Up Deaf”, Acorda Surdo, em inglês. Outros produtos similares já existem também no mercado, entretanto, são importados e caros, custando aproximadamente R$ 150. O dispositivo brasileiro pode custa em média de R$ 80. O dispositivo está em fase de finalização, com o desenvolvimento do aplicativo para conectá-lo ao celular. Agora, os idealizadores buscam parcerias para produzir aparelhos em larga escala.

Segundo a presidente da Associação dos Surdos do Ceará, Silvia Helena Mota, muitos surdos acordam várias vezes durante a noite, e em casos de viagem, preferem não dormir para não perder o horário.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.