Emoção negativa pode desencadear a síndrome do coração partido

Emoção negativa pode desencadear a síndrome do coração partido

coracaopartido

A síndrome do coração partido ou tako-tsubo é o nome dado à um problema cardíaco que acontece quando a pessoa sofre uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente, ou a perda de um ente querido.

Acredita-se que excesso de adrenalina provado por este susto, por esta emoção forte, seja o responsável pelo mal funcionamento cardíaco.

O eletrocardiograma altera, mas quando a pessoa é submetida ao cateterismo, não existe obstrução coronariana e nem placas de ateromas.

Nem todas as  pessoas que por uma tragédia vai ter a síndrome. É preciso ter predisposição. A síndrome tem sintomas parecidos com o infarto. As mulheres possui uma predisposição maior para adquirir a síndrome. “Depende do significado que nós damos para a má notícia”, afirmou o psiquiatra ,  Antonio Guerra.  A síndrome tem sintomas parecidos com o infarto, dor no peito e falta de ar. Uma má alimentação, com frituras, gorduras e o uso de cigarros, aumenta a predisposição para ter a síndrome.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *