Campanha Janeiro Branco

Foi sancionada recentemente em Uberlândia, pelo prefeito Gilmar Machado, a Lei “Janeiro Branco”, que insere no calendário oficial do Município o mês de conscientização à Saúde Mental. O projeto da campanha, já virou lei na cidade de Uberlândia onde o “Janeiro Branco”, passa a ser inserido no calendário oficial do Município como mês de conscientização à Saúde Mental. 

De acordo com o psicólogo Leonardo Abraão, idealizador do projeto, a ação representa um marco na luta da psicologia da cidade que busca uma melhor qualidade de vida dos pacientes. “Nós temos paixão pela nossa profissão e agora estamos com uma responsabilidade maior, respaldados por uma lei. O senhor prefeito e todos que estão aqui assinando esta lei verão no futuro que é uma proposta para o mundo inteiro e serão lembrados na ajuda à saúde mental”, disse.

A proposta é difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade.

O Mês de janeiro foi escolhido, pois, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca é uma sugestão para “desenhar novas possibilidades”, afirmou o psicólogo.

Em sua 4ª edição, a campanha chama a atenção por ser reconhecida e admirada em vários municípios brasileiros através da internet. Leonardo Abrahão ressalta que antes mesmo de Uberlândia, o projeto foi aprovado em Campinas (SP) e outras já colocaram o projeto em pauta nas Câmaras Municipais. “São mais de 30 cidades envolvidas na ação, além de outras fora do Brasil, como Japão, Portugal e Estados Unidos”, citou.

Durante todo o mês profissional da saúde estarão organizando a distribuição de fitas brancas, tirando dúvidas sobre saúde mental e a importância da Psicologia com entrega de panfletos explicativos sobre saúde emocional em escolas e empresas.

"Convidamos todos os profissionais das diversas áreas do conhecimento a questionarem-se: Como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental/Saúde Emocional, no sentido de favorecer a qualidade de vida e o bem estarem das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social?”, concluiu Leonardo.

A proposta da campanha Janeiro Branco é buscar mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesma.

 

 

O assunto foi tema do programa Saúde No Ar vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 10 às 11h, pela Rede Excelsior de comunicação: AM840, AM Recôncavo 1.460 e FM 106.1 e também pela Rádio Saúde no ar, (aplicativo gratuito). 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.