Em defesa da UFBA contra o obscurantismo do governo Bolsonaro

*Fernando Alcoforado.

Como professor universitário e ex-aluno da UFBA- Universidade Federal da Bahia onde obtive a graduação em Engenharia Elétrica em 1966 não poderia deixar de me posicionar em defesa de uma instituição que foi fundamental na minha formação de cidadão e de engenheiro. Minha defesa da UFBA resulta do fato de o Ministério da Educação ter anunciado que todas as universidades federais do país sofrerão corte de 30% em seus orçamentos.

Esta medida foi adotada pelo Ministério da Educação após ter sido alvo de críticas por ter reduzido inicialmente as verbas destinadas à Universidade de Brasília (UnB), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA) cuja justificativa apresentada pelo ministro da Educação, em entrevista à imprensa, foi a de que as reduções no orçamento dessas universidades foram definidas porque as três instituições estariam com sobra de dinheiro para “fazer bagunça e evento ridículo”.

A atitude obscurantista do ministro da Educação demonstra o caráter antidemocrático do governo Bolsonaro que não age pautado pelos mais elevados princípios republicanos e, sobretudo, por atuar contra o avanço da educação no Brasil ao realizar cortes no orçamento das universidades federais, fato este que vai comprometer os trabalhos ligados ao ensino, pesquisa e extensão em prejuízo do desenvolvimento do Brasil.

Fica aqui o registro de minha defesa da UFBA, grande baluarte da educação da Bahia, contra o governo Bolsonaro e seu incompetente ministro da Educação que deveriam merecer a repulsa veemente de todo o povo da Bahia. A Bahia não pode silenciar diante do atentado que se pratica contra uma instituição que ao longo de sua história tem contribuído para a formação da intelligentsia baiana e para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil.

*Engenheiro, Professor Universitário
Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional
Consultor em:
Planejamento Estratégico
Planejamento de Sistemas Energéticos
Planejamento Regional

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.