Em 7 anos, triplica o número de produtores orgânicos

Em 7 anos, triplica o número de produtores orgânicos

Segundo pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em sete anos o número de produtores orgânicos registrados no Brasil triplicou. O interesse por alimentos saudáveis, sem contaminantes é o principal motivo do crescimento do consumo de produtos orgânicos.

No ano de 2012, foram  cerca de 5,9 mil produtores registrados, em março de 2019, foram mais de 17,7 mil, um crescimento de 200%. No mesmo período o número de unidades de produção orgânica no país também aumentou, saindo de 5,4 mil unidades registradas, em 2010, 22 mil no último ano, uma variação de mais de 300%.

A pesquisa  “Consumidor orgânico 2019”, encomendada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), concluiu que 19% dos brasileiros consomem algum produto orgânico; 35% consumiram produtos orgânicos nos últimos seis meses; 67% estão dispostos a aumentar compra de produtos. Na Região Sul está o maior percentual de consumo, 48%, seguido pelo Sudeste, com 42%.

Mesmo com o crescimento de produtores cadastrados é possível que o número seja ainda maior, em 2007 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 90 mil cultivadores que se autodeclararam como orgânicos. A principal queixa da população para o não consumo de produtos orgânicos era o acesso ao alimento com preço mais acessível, segundo pesquisa realizada pelo Data Popular em 2016.

Para impulsionado a produção de orgânicos no Brasil nasceu a Política Nacional de Alimentação Escolar, que privilegia o alimento produzido pela agricultura familiar do município. A Política prevê que o agente público priorize a contratação de produtos orgânicos para a merenda escolar. Atualmente no mercado existem diversos produtos com selo orgânico credenciados pelo Mapa. No momento são 36 Organismos da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciados, sendo 25 Sistemas Participativos de Garantia da Qualidade Orgânica (SPG) e onze certificadoras por auditoria. É ppossível ver relação completa no site: site do Mapa.

Veja também: Pesquisa aponta que 19% dos Brasileiros consomem orgânicos 

Por: Joice M Araujo

Fonte: Mapa

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *