Economia solidária sustentável digital

Economia solidária sustentável digital

No programa Excelsior Saúde desta quarta-feira (20/05), da Rádio Excelsior da Bahia, Patrícia Tosta entrevistou, a Economista e técnica do Dieese, Ana Georgina Dias e o Físico e idealizador dos projetos Saúde no Ar e Integração Verde, Ezequiel Oliveira.

O tema do programa foi;  Economia solidária sustentável  digital em tempos de pandemia.

No Boletim de Conjuntura 21, foram traçados três cenários possíveis para o desempenho da economia brasileira ao longo desse ano. O cenário pessimista descrito ali agora passou a ser o mais provável: queda de 8,5% do PIB com aumento do volume de desocupados em 4,4 milhões, o que elevaria o total, no Brasil, para cerca de 17 milhões de trabalhadores desocupados ao final deste ano. Além disso, deverá aumentar o número de trabalhadores sub ocupados e, claro, ocorrer perda expressiva de renda.

A produção industrial caiu -9,1% em março, na comparação com fevereiro, o pior resultado para o mês desde 2002. Em relação ao mesmo período de 2019, a queda foi menos intensa, de -3,8%, porém foi o quinto resultado negativo seguido. Assim, o setor industrial acumula queda de -1,7% no ano e de 1% em 12 meses, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE.

 A crise pandêmica, social e econômica que o mundo atravessa é tão intensa que poderia ser uma oportunidade histórica para combater os efeitos seculares e perversos do subdesenvolvimento. A estratégia para lidar com a pandemia deveria fazer com que o país implementasse políticas que melhorassem as condições de vida da população quando o pior passasse.

Leia o documento completo do Dieese

 

Ouça o áudio do Programa:

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *