O Dia Nacional de Luta por Medicamento é comemorado em 08 de setembro. No Brasil, pacientes têm diversas dificuldades de acesso a tratamentos e medicamentos para doenças. Alguns medicamentos imprescindíveis para inibição de progressão e avanço de quadro estão em fase de aprovação ou tiveram o registro negado devido a entraves burocráticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mesmo sendo aprovado por agências reguladoras americana, europeia, entre outras.
Mesmo aprovados, alguns medicamentos não chegam até o paciente do sistema público, que acaba sem resultados esperados devido à ausência de complementos necessários para manutenção e possível cura de determinada doença. Além disso, no país há problema de distribuição, como acontece com os fatores de coagulação para pessoas com hemofilia.
Mesmo distribuídos pelo Ministério da Saúde, o repasse de órgãos estaduais e municipais não são feitos e o medicamento não chega até o maior beneficiado, o paciente.
Ouça a entrevista na íntegra com Mário Martinelli Júnior (presidente do CRF-BA) e Maria Fernanda Barros (coordenadora do CIM – Centro de Informação de Medicamento).