Dia Mundial do Idoso foi o tema do Saúde no ar desta terça- feira (01/10)

Dia Mundial do Idoso foi o tema do Saúde no ar desta terça- feira (01/10)

Nesta terça-feira(01/10), no Programa Saúde no ar, Patrícia Tosta entrevistou, Graça Chagas, terapeuta transpessoal sistêmica. O tema da entrevista será: Dia Mundial do Idoso.

A sociedade, ao longo de muitas décadas enxergou os jovens sehores de sessenta, setenta, oitenta anos de forma preconceituosa, relacionando-os com pessoas pouco importantes e excluindo-os do convívio social.

Hoje essa realidade mudou,
e essas pessoas querem viver mais e melhor, que bom!!!!

De acordo com pesquisas recentes expectativa de vida é cada vez maior e, com isso, a população considerada “idosa” está mais predominante na sociedade, mais participativa nas tomadas de decisões, e mais conscientes da sua importância.

Porém viver essa fase de uma forma plena, ainda é tabu para muitas famílias e alguns jovens senhores(as).

O processo terapêutico atua como uma forma de permitir que o “idoso” consiga falar de seus medos e inseguranças, em um espaço em que ele pode verbalizar suas questões mais incômodas com a tranquilidade de não ser julgado ou criticado.
Valorizar aspectos saudáveis da própria fase e desenvolver pontos que podem contribuir para a realização pessoal, para a alegria e a satisfação de viver.

É importante que as famílias que convivem com pessoas que atingiram a maior e melhor idade, aprendem a lidar com as demandas que essa fase apresenta, respeitando o direito que essas pessoas têm de serem elas mesmas apesar das limitações impostas pela idade.

Faz parte da vida envelhecermos, um processo natural negado a muitos, porém a boa noticia é que podemos passar por essa fase com leveza, equilíbrio e a sabedoria que os cabelos brancos nos trazem

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *