Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho e de Doenças Profissionais

Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho e de Doenças Profissionais

Nesta quarta- feira (29/04), no Programa Excelsior Saúde, da Rádio Excelsior da Bahia, Patrícia Tosta entrevistou, A Diretora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), Letícia Nobre,  e o Advogado, Mestre em Direito das Relações Sociais e Novos Direitos, Membro das Comissões de Direito à Saúde e Direitos Coletivos/OAB-Ba, Hugo Leonardo Cunha Roxo.

Tema da entrevista: Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho e de Doenças Profissionais.

28 de abril é o Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho e de Doenças Profissionais, para marcar a data o Excelsior Saúde abordou o tema: A saúde no ambiente de trabalho e os desafios da Economia 4.0.
O cuidado com a saúde dos trabalhadores de aplicativos e algumas flexibilizações na lei trabalhistas que comprometem a saúde do trabalhador foram destaques do programa que contou com as participações de Hugo Leonardo Cunha Roxo, Advogado, Mestre em Direito das Relações Sociais e Novos Direitos. Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Membro das Comissões de Direito à Saúde, de Apoio aos Professores e dos Direitos Coletivos, todas da OAB/Ba. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD e da Dra. Letícia Nobre, Médica Sanitaristas, Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.
 

De acordo como estudiosos  e especialistas a economia de compartilhamento, chamada Economia 4.0, constitui uma nova etapa no processo de desenvolvimento econômico do sistema capitalista. “As novas condições de “consumo colaborativo” que privilegiam o acesso em detrimento da aquisição de propriedade sobre os bens, aliadas ao aprimoramento das tecnologias de comunicação móvel, juntamente com a crise econômica que inviabilizou a inserção de diversos profissionais no mercado de trabalho, propiciou o surgimento de novas formas de relação com os bens de consumo e exploração do trabalho humano”  Neste sentido, surge o questionamento: o que tem sido feito no cuidado à saúde dos trabalhadores de entrega de aplicativos, símbolo desta nova etapa do capitalismo?

Ouça o áudio do Programa:

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.