Criança chinesa é o primeiro ser humano no mundo a ter crânio impresso em 3D

Criança chinesa é o primeiro ser humano no mundo a ter crânio impresso em 3D

menina-cranio-3DUma criança chinesa é considerada o primeiro ser humano no mundo a ter todo o crânio reconstruído por impressoras 3D, através de procedimento cirúrgico. Com apenas 3 anos de idade, a garotinha de nome Han Han sofria de hidrocefalia – um acúmulo de líquido no crânio que fez sua cabeça crescer quatro vezes mais que o tamanho normal. Após 17h do procedimento operatório – que completou nesta quarta-feira (15/07) – para implantar três peças de titânio para substituir seu crânio, a menina passa bem.

De acordo com o jornal o Globo, a doença estava tão avançada que o líquido encheu 85% de seu cérebro, fazendo pressão e danificando algumas funções, como o fluxo de sangue. Han Han já estava com a cabeça pesando mais que a metade de seu peso corporal, e fazia um esforço enorme para se levantar do travesseiro – motivo o qual foi obrigada a permanecer acamada por quase um ano.

Após comunicado aos pais sobre o quadro grave da criança – que seu crânio poderia se romper a qualquer momento – a cirurgia foi marcada em caráter de urgência, entretanto a família não podia pagar os custos – cerca de US$ 80 mil. Devido a urgência para o procedimento cirúrgico, os pais da garota começaram uma luta contra o tempo e conseguiram doações. A cirurgia foi realiza ontem.

Han Han teve o couro cabeludo e o crânio removidos, durante a operação. Seu cérebro foi então reposicionado e o enorme volume de excesso de líquido, drenado. Para recompor o crânio, os cirurgiões usaram a tecnologia de impressão 3D para criar um crânio de liga de titânio e configurá-lo na cabeça de Han Han. Antes da cirurgia, os médicos tinham usado tomografia computadorizada e dados 3D para criar três implantes de titânio que, combinados, poderiam substituir toda a parte superior do crânio da menina.

Após êxito no procedimento cirúrgico, a família de Han Han se sente mais aliviada. Os implantes irão acompanhar o crescimento da garota ao longo da vida, sendo rodeados por seu próprio osso, reforçando a parte superior de seu crânio.

Fonte: O Globo

Foto: China Stringer Network / Reuters

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *