Durante a preparação para uma cirurgia de catarata, médicos do Reino Unido encontraram 27 lentes de contato em um dos olhos de uma mulher de 67 anos. Ela sentia um forte desconforto, mas atribuía à idade e a seus olhos secos. O caso aconteceu em novembro do ano passado, no Solihull Hospital, na Inglaterra, mas apenas recentemente foi divulgado no British Medical Journal.
Responsável pelo procedimento, a médica oftalmologista Rupal Morjaria contou que a equipe nunca havia visto nada parecido. “Era uma grande massa [no olho da paciente]. Havia 17 lentes de contato presas juntas. Ficamos muito surpresos que a paciente não notou, porque as lentes causavam muita irritação”, afirmou ao jornal britânico Metro. Inicialmente foram descobertas 17 lentes, mas um exame posterior revelou outras 10 sob a pálpebra da idosa.
A paciente contou que usava lentes de contato há 35 anos e não realizava visitas regulares ao médico. Devido à descoberta, a operação foi adiada pelo aumento do risco de endoftalmite, uma inflamação no interior do olho. “Ela [a paciente] ficou chocada. Duas semanas depois da remoção das lentes, ela disse que se sentia muito mais confortável”, disse Rupal Morjaria.