Portal Saúde no Ar

 

Covid-19: Vacina brasileira está pronta para testes em humanos

Desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);a vacina brasileira contra a Covid-19 começará a ser testada em humanos ainda este ano.

De acordo com a Fiocruz, os pesquisadores aguardam a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos da SpiN-TEC. Segunda a Fundaçã, durante esta etapa, há a avaliação da segurança e a imunogenicidade da vacina.

Analíses, anteriores na fase pré-clínica, o imunizante apresentou resultados positivos em animais de laboratório. Bem como em primatas não humanos.

“Não foi observado nenhum efeito colateral no local da aplicação ou alterações sistêmicas, como perda de pesa ou mudança de temperatura. Além disso, houveram excelentes níveis de anticorpos, resposta de linfócitos T e proteção contra a infecção com Sars-CoV2 nos animais de laboratório”, diz o coordenador do estudo, Ricardo Gazzinelli.

O novo imunizante consiste na fusão de duas proteínas, S e N, que resultam em uma proteína “quimera”. A tecnologia garante uma maior proteção contra variantes do coronavírus.

De acordo com a Fiocruz, “Essa associação confere à SpiN-TEC um diferencial em relação aos demais imunizantes, que contemplam apenas a proteína S, na qual ocorrem a maior partes das mutações do vírus e a eficiência dos anticorpos neutralizantes. Já a proteína N é menos sujeita às mutações que geram novas variantes”, explica.

 

Outro estudo

O imunizante contra o novo coronavírus, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e financiada pelo governo federal, encontra dificuldades no processo de desenvolvimento.

O estudo está na primeira fase dos ensaios clínicos desde o início do ano, por falta de voluntários. Previsto para durar três meses com aplicação em 90 pessoas. Os testes iniciaram no dia 13 de janeiro deste ano, no Hospital da Bahia, mas não avançaram para a próxima fase por falta de voluntários.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o governo já investiu mais de R$ 15 milhões no desenvolvimento do imunizante chamado de RNA MCTI CIMATEC HDT.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe