Portal Saúde no Ar

 

Covid 19 – Ministro da Saúde comenta a decisão do CFM sobre o uso de cloroquina

Nesta quinta-feira (23/04), o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que a decisão do CFM (Conselho Federal de Medicina) que libera os médicos a prescreverem cloroquina, inclusive para casos leves de Covid-19 e uso domiciliar, não representa uma recomendação do Ministério da Saúde.

“Permitir o uso a critério do médico não representa uma recomendação do Ministério da Saúde. A recomendação vai acontecer no dia em que tivermos uma evidência clara de que o medicamento funciona”, disse ele, que frisou que o parecer traz uma “autorização”.

“É importante deixar claro que não é uma recomendação nossa, é uma autorização. Recomendação depende de estudo científico sólido”, afirmou, Teich.

Segundo Teich, a pasta deve liberar o uso do medicamento apenas quando houver evidência clara de que o medicamento funciona.

Teich afirmou que a medida do CFM é diferente do posicionamento do Ministério da Saúde, que mantém um protocolo para uso do medicamento em pacientes graves e críticos e mediante acompanhamento em hospitais.

o presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, afirmou: “O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes de covid 19. O que estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto com seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar essa droga. Uma autorização. Não é recomendação”. Leia aqui,  a matéria citando as trés situações que o CFM autoriza o uso, embora não recomende.

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.