Cores que equilibram

Cores que equilibram

Por: Verônica Mauchle: Farmacêutica/Terapeuta Integrativa

Olá amigos(as), como havia prometido, continuaremos nossas publicações no campo das Práticas Integrativas e promoção da saúde. Desta vez, com magníficas explicações e sugestões de autocuidado utilizando os conhecimentos da Cromoterapia, trazidos pela competente (e amiga), Verônica Mauchle.

Ótima leitura a todos(as)!!!

Por que escolhemos as cores?

Você já se perguntou por que é atraído por determinada cor? Muitas pessoas intuitivamente escolhem uma cor para vestir a depender do seu estado de humor. E outras adornam seus lares com composições coloridas que relaxam ou estimulam pelo mesmo motivo. As cores exercem uma grande influência sobre nossas emoções e muitas vezes podem melhorar (ou piorar) o nosso estado de humor.

A explicação? Todos nós procuramos o equilíbrio e o bem estar quando pensamos em cores. É muito comum nos sentirmos bem em ambientes com cores leves, relaxantes e descontraídas. E por outro lado ficamos melancólicos ou até depressivos quando as cores são carregadas e escuras.

Mesmo que não saibamos cientificamente como funcionam essas escolhas, cada vez mais o estudo da harmonização através do uso das cores vem ganhando força e hoje muitas pessoas já conhecem e procuram tratamentos complementares de saúde baseados nas propriedades curativas do espectro luminoso. Este é campo de atuação da Cromoterapia.

A Cromoterapia é uma técnica milenar que se baseia na ação terapêutica dos feixes luminosos em diferentes comprimentos de onda. Cada cor possui uma vibração energética diferente e uma vez captada pelos sentidos vão produzir seus efeitos curativos e equilibrantes nos corpos físico e espiritual. Foi reconhecida pela OMS desde 1976 e é uma das Práticas Integrativas Complementares do SUS – Sistema Único de Saúde desde 2018.

Como Funciona isso mesmo?

Cada cor tem a sua equivalência energética com os sete principais chakras ou centros de força do nosso corpo. E cada cor por sua vez tem ação terapêutica específica, estimulante ou calmante visando à manutenção do equilíbrio energético corpóreo.

Os benefícios da técnica cromoterápica são alcançados com o uso de lanternas ou canetas de luz coloridas aplicadas sobre cada Chakra específico e por determinado tempo de duração. Com isso busca-se refazer as condições energéticas da área afetada. O cromoterapeuta pode também prescrever o uso de água solarizada (água que recebe a energia solar por um determinado tempo em recipientes transparentes e coloridos) e da visualização de cores. Vamos conhecer que cores e quais as suas principais ações terapêuticas:

Violeta: transmuta energias, combate o estresse. Chakra da coroa.

Índigo: anti-inflamatório, cicatrizante, paz mental, consciência. Chakra frontal

Azul: Analgésico e regenerador. Uso em insônia e estresse. Chakra Laríngeo.

Verde: Na natureza indica o Qi da terra saudável. Relaxante e anti-inflamatório Acalma e equilibra. Chakra cardíaco.

Amarelo: cor quente que fortalece a estrutura corporal como um todo e favorece a clareza de pensamento, raciocínio lógico e memória. Chakra plexo solar.

Laranja: promove otimismo, amplia a mente. Chakra gástrico.

Vermelho: Estimulante e antidepressivo. Restabelece a vitalidade e estimula a circulação sanguínea. Chakra básico.

Uso das Cores no Autocuidado

Qualquer pessoa pode se beneficiar do uso das cores para alcançar a paz, o equilíbrio e a cura. Buscar o contato com a Natureza e o ar puro, escolher cores suaves e calmantes para ambientes de repouso como quartos e varandas e harmonizar com objetos coloridos o seu ambiente de trabalho são algumas das possíveis formas de promover o autocuidado. Uma sugestão para praticar no dia a dia é a visualização das cores:

Visualização das cores: Procure um ambiente agradável, respire profundamente até ficar bem relaxado. Visualize por cinco minutos uma “torneira de água” nas seguintes cores, cada uma: Azul, Verde, Amarelo, Laranja, Amarelo, Verde e termine no Azul. Esta técnica feita diariamente propõe-se a restabelecer o equilíbrio energético do corpo e mente. Finalize com uma prática meditativa do seu agrado. Escolha ser feliz!

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *