Contaminação química e acidente ambiental

Contaminação química e acidente ambiental

MEIO AMBIENTE E SAUDE  ACIDENTE AMBIENTALNo mês em que comemoramos o dia do meio ambiente (05 de Junho) é importante se destacar a contaminação de alimentos por metais pesados.

Os metais pesados são elementos químicos de alto peso molecular que podem ser considerados essenciais (Ex: Ferro, cobre, manganês, zinco) no desempenho de funções vitais ou não (chumbo, cádmio, mercúrio) e podem estar presentes nos alimentos devido a contaminação durante o processo produtivo, ou seja durante o plantio, transporte, preparo e armazenamento dos alimentos.Chumbo e Cádmio são os metais pesados de maior significância na contaminação de alimentos por apresentarem um grande risco a saúde humana.

A exposição ao chumbo pode estar associada a presença de anemia em crianças, neuro, nefro, hepato e genotoxicidade. Já a exposição ao cádmio pode estar associado a problemas de mineralização óssea (osteomalácia), nefrotoxicidade e câncer de próstata.Alimentos de origem vegetal podem absorver metais presentes no ambiente a partir da contaminação da água, ar ou solo e acumular esses metais nas partes comestíveis e assim aumentar a exposição humana a esses metais.

Alimentos de origem animal (aves, carne bovina, visceras, peixes etc) também podem ser fontes de exposição humana a esses metais. Dentre os alimentos de origem animal, gostaria de destacar os peixes, que podem apresentar contaminação por mercúrio e de acordo com os níveis tróficos desses animais na cadeia alimentar os níveis desses contaminantes podem ser ainda maiores através de um processo conhecido como biomagnificação.

A principal causa da contaminação do ambiente, dos alimentos e das pessoas por metais pesados é justamente a ação antropogênica, ou seja, do próprio homem, quando não existe a conscientização a respeito do uso e descarte de determinados materiais, principalmente quando desprezados no meio ambiente.

MEIO AMBIENTE E SAUDE CONTAMINAÇÃO E ACIENTE AMBIENTALO asssunto foi ema do Programa Saúde no Ar,  desta quarta-feira (27) transmitido pela Rádio Excelsior da Bahia, AM 840 às 8h.Patricia Tosta conversou com o Professor Diosmar Santana Filho,Geógrafo pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gilmar de Oliveira, Blogueiro, pescador na cidade de Candeias e ambientalista, responsável pela ONG Maré sustentável, Elivandro Paraguaçú de Santana, que gestor ambiental pela UNIFACS, Cursando especialização em direito dos povos e comunidades tradicionais (UFBA). O programa contará ainda com a participação da Professora e Mestra Neuza Maria Miranda dos Santois, a e Professora da Ufba, coordenadora do Projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania” e Conselheira do Grupo Germem.

Ouça a entrevista exibida no programa pela Rádio Excelsior AM 840 : 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *