O uso do suplemento de vitamina D diariamente pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas, aponta um estudo apresentado neste domingo (1º) na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Edimburgo, na Escócia.
Para a pesquisa, 13 voluntários receberam doses diárias de vitamina D durante um período de duas semanas. Todos os integrantes foram acompanhados pelos pesquisadores da Universidade Queen Margaret, em Edimburgo.
Os suplementos de vitamina D são indicados no caso de idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência.
Resultados mostram que os voluntários que receberam a vitamina D presentaram pressão arterial e nível de cortisol mais baixos em relação ao grupo que receberam o placebo.
De acordo com uma das autoras do estudo, Raquel Revuelta Iniesta, o estudo piloto sugere que tomar suplementos de vitamina D pode melhorar os níveis de aptidão física e reduzir fatores de risco cardiovasculares como pressão sanguínea.
Estudos anteriores apontam a vitamina D é capaz de bloquear uma enzima necessária para a formação do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. Em grande quantidade, o cortisol pode elevar a pressão arterial do indivíduo. Portanto, a vitamina D, ao inibir a produção de cortisol, poderia, ao menos na teoria, melhorar a performance em atividades físicas e diminuir fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Agora, após as primeiras analises, os pesquisadores pretendem realizar um estudo clínico mais amplo para verificar de forma mais precisa o impacto da suplementação com vitamina D nos riscos de doenças cardíacas.
*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)