Comemorações dia da Enfermagem - Coren-BA realiza vários eventos

Comemorações dia da   Enfermagem - Coren-BA realiza vários eventos

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

O Dia do Técnico em Enfermagem é celebrado anualmente em20 de maio. Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros

O decreto presidencial, nº 48.202 de 12 de maio de 1960,  assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, instituiu a semana de Enfermagem,

“Art. 1º – Fica instituída a Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.”

Com uma programação diversificada e gratuita, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promove o Mês da Enfermagem 2019.  O evento acontecerá em 12 cidades do estado, entre os dias 06 a 31 de maio, com tema central UMA VOZ PARA LIDERAR – SAÚDE PARA TODOS.

Todos os anos, o Coren-BA comemora o Dia Internacional da(o) Enfermeira(o) – 12 de maio – e o Dia Nacional das(os) Técnicas(os) e Auxiliares de Enfermagem – 20 de maio – promovendo eventos de caráter prático e educativo para profissionais e estudantes de enfermagem.

Desta vez, além de abordar os desafios do cuidar, o Conselho traz como novidade o debate sobre o tema empreendedorismo no setor de saúde. O foco será a abertura dos Consultórios de Enfermagem, modalidade de atendimento que foi regulamentada pela Resolução 568 do Conselho Federal de Enfermagem em fevereiro de 2018.

Outro destaque serão as oficinas. Geralmente muito concorridas por abordarem a Enfermagem no dia a dia, este ano, profissionais e estudantes poderão participar de simulação realística sobre atendimento pré-hospitalar, julgamento simulado com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e workshop sobre feridas e ostomias.

Webpalestras – O evento não estará restrito aos locais da programação. Em parceira com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), o Coren-BA disponibilizará conteúdos extras na internet, ampliando a divulgação de informações sobre temas relacionados às feridas,  à saúde mental e  ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

O mês da Enfermagem 2019 acontecerá em Alagoinhas, Feira de Santana, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Paulo Afonso, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Salvador.

Para participar em Salvador, inscreva-se aqui.

Para participar nas cidades do interior, inscreva-se aqui.

Fonte: Coren-BA -Foto: Valter Camponato

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *