Coisas da Consciência - Maribel Barreto - Programa de 18/03

Coisas da Consciência - Maribel Barreto - Programa de 18/03

Programa Saúde no Ar – Radio Excelsior – Coisas da Consciência, com Maribel
Barreto: 18-06-2019

Olá! Sou Maribel Barreto e estamos aqui, na série Coisas da Consciência, no Quadro do Programa Saúde Integrativa.

Um dos maiores desafios do Ser Humano não é adquirir virtudes, mas encontrar e transformar os seus vícios, como condição para que se inicie na senda do sagrado que existe nele mesmo.

Dos 7 vícios existentes, mencionamos a inveja, que cega a alma ainda carente de inteligência em grau significativo, tornando-a e mantendo-a pequena; e fazendo coisas menores ainda, porque é do invejoso viver comparando o que ele é com o que deseja ser. E suas condutas são: nervosismo, ciúme, calúnia, pesar, suicídio, tédio e ganância.

Por outro lado, ao identificar o vício da inveja, o Ser Humano já inicia a sua superação, despertando a virtude da prudência, que tem como condutas a determinação, vigilância, prevenção, premeditação, atenção, reflexão e precaução. Assim, é do prudente ser, no mínimo, racional e sempre atento aos seus passos, para discernir acerca do bom, do belo e do verdadeiro, a ponto de
saber escolher as noções específicas para atingi-los.

Mas como transformar a inveja em prudência? A Consciência é o meio específico para tal. Com Ela, é possível Ser o que se é e não o que se quer Ser, a partir do autoconhecimento, que implica em
atenção plena no dia a dia de relações; além da autopercepção como ação central, fortalecendo o Ser Humano, a ponto de expandir-se e influenciar tudo e todos ao seu redor.
Coisas da Consciência.

 

Coisas da Consciência.
Nosso Workshop Os Ditames da Consciência: o óbvio é ilusão, acontecerá nos
dias 19 e 20/7 deste ano, na Casa do Comércio. No dia 19/7 a sua participação
é gratuita. Maiores informações: 71. 99959.3314. Participe conosco. Conheça
também nosso canal no youtube.

Mais informações: www.maribelbarreto.com.br

 

Biografia de Maribel Barreto:Nascida em Jequié – BA, em 16 de novembro de 1973, Maribel Oliveira Barreto tem como títulos o Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/Brasil, em 2009 e em Criatividade e Educação pela Universidade de Brasília/UNB/Brasil, em 2006; o Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia/Brasil, em 2004; o Mestrado em educação, a Especialização em Psicopedagogia e a Graduação em Pedagogia, além de ter recebido em 2007, no CIHCE, o Título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica, em Panamá.Consultora em Ciências da Educação e pesquisadora da temática Consciência há 30 anos, Maribel Barreto também é membro da Associação Internacional de Estudos Científicos da Consciência (ASSC). Tem experiência como Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu (2001-2015). Tem certificação Internacional em Coaching (ICC). Líder do Núcleo de Estudos sobre Autoconhecimento e Consciência do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO).Membro da Academia de Letras de Jequié. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Tem experiência como educadora de diversas organizações governamentais, particulares e do terceiro setor, além de experiência internacional como palestrante nos países Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal.Autora dos livros: O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação (2005); Teoria e prática de uma educação integral (2006); Ensaios sobre Criatividade – Vol. I (2007); Ensaios sobre Criatividade – Vol. II (2008); Os Ditames da Consciência – Vol. I (2009); Os Ditames da Consciência – Vol. II: “A Consciência traz o que é verdadeiro e isto é porta” (2010); Os Ditames da Consciência – Vol. III: “A Consciência atrai o que vai adiante” (2011); Ensaios sobre Consciência (2012); Os Ditames da Consciência – Vol. IV: “A Consciência em busca de si mesma” (2013); Os Ditames da Consciência – Vol. V: “Consciência significa sem medida” (2014); Os Ditames da Consciência – Vol. VI: “Elevado ao Nada” (2015); Os Ditames da Consciência – Vol. VII: “Isto é Atemporal” (2016); Os Ditames da Consciência – Vol. VIII: “O Vácuo é Pleno” (2017); Os Ditames da Consciência – Vol IX: “À Ode Humana”. Além de diversos artigos científicos sobre as temáticas Consciência, Educação Integral e Criatividade.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *