Coisas da Consciência - Maribel Barreto - 24-09-2019

Coisas da Consciência -  Maribel Barreto - 24-09-2019

Olá! Sou Maribel Barreto, e estamos juntos hoje no Quadro do Programa Saúde Integrativa, com a série Coisas da Consciência.

Não é difícil verificar que no Universo nada vive no isolamento; tudo são relações, que nada mais são do que ajuda mútua. E pelo conhecimento, estudo e desvendamento, seguido da prática, das Leis Naturais que regem este mesmo Universo, podemos ser muito mais criativos, inclusive, em como senti-las e utilizá-las como um eterno e sempre novo padrão de ação do nosso dia a dia de relações.

Criar envolve, portanto, aptidões, conhecimentos, habilidades, talento, sabedoria etc, por parte do Criador, cuja conduta dos corpos celestes da Obra Universo denuncia, através do que indica, por exemplo, o nosso sistema solar em seu equilíbrio dinâmico.

Daí, considerando a nossa razão de existir, destacamos a importância de nos tornarmos e/ou nos mantermos, cada vez mais, criativos, porquanto mais autônomos, autênticos e autoconfiantes, a ponto de atingir aquela autodisciplina que nos estimula, motiva e impulsiona a conhecer nossas características individuais principais, pois somos seres humanos, seres sencientes, seres racionais; e um dos maiores legados da razão é autonomia.

Portanto, o ato de criar é de importância capital ser despertado, moralizado e socializado, ele que advém da consciência, que deve ser despertada, construída e/ou desenvolvida para os devidos fins.

Assim, quanto maior é o grau de nossa meditação maior é o grau de nossa consciência; quanto maior é o grau de nossa consciência maior é o grau de nossa criatividade; e quanto maior é a nossa criatividade maior é a nossa percepção do que é, deva ser ou possa ser Deus, a partir de nós, em nossa individualidade.

Biografia

Nascida em Jequié – BA, em 16 de novembro de 1973, Maribel Oliveira Barreto tem como títulos o Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/Brasil, em 2009 e em Criatividade e Educação pela Universidade de Brasília/UNB/Brasil, em 2006; o Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia/Brasil, em 2004; o Mestrado em educação, a Especialização em Psicopedagogia e a Graduação em Pedagogia, além de ter recebido em 2007, no CIHCE, o Título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica, em Panamá.

Consultora em Ciências da Educação e pesquisadora da temática Consciência há 30 anos, Maribel Barreto também é membro da Associação Internacional de Estudos Científicos da Consciência (ASSC). Tem experiência como Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu (2001-2015). Tem certificação Internacional em Coaching (ICC). Líder do Núcleo de Estudos sobre Autoconhecimento e Consciência do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO).

Membro da Academia de Letras de Jequié. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Tem experiência como educadora de diversas organizações governamentais, particulares e do terceiro setor, além de experiência internacional como palestrante nos países Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal.

Autora dos livros: O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação (2005); Teoria e prática de uma educação integral (2006); Ensaios sobre Criatividade – Vol. I (2007); Ensaios sobre Criatividade – Vol. II (2008); Os Ditames da Consciência – Vol. I (2009); Os Ditames da Consciência – Vol. II: “A Consciência traz o que é verdadeiro e isto é porta” (2010); Os Ditames da Consciência – Vol. III: “A Consciência atrai o que vai adiante” (2011); Ensaios sobre Consciência (2012); Os Ditames da Consciência – Vol. IV: “A Consciência em busca de si mesma” (2013); Os Ditames da Consciência – Vol. V: “Consciência significa sem medida” (2014); Os Ditames da Consciência – Vol. VI: “Elevado ao Nada” (2015); Os Ditames da Consciência – Vol. VII: “Isto é Atemporal” (2016); Os Ditames da Consciência – Vol. VIII: “O Vácuo é Pleno” (2017); Os Ditames da Consciência – Vol IX: “À Ode Humana”. Além de diversos artigos científicos sobre as temáticas Consciência, Educação Integral e Criatividade.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *