Cientistas desenvolvem tecnologia para identificar bactérias e reação a antibióticos em meia hora

Cientistas desenvolvem tecnologia para identificar bactérias e reação a antibióticos em meia hora

O professor de engenharia biomédica e mecânica, Pak Kin Wong, desenvolveu um aparelho, junto com uma equipe de especialistas  da  da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, que permite capturar células de bactérias que podem ser analisadas em um microscópio eletrônico, disponibilizando o resultado em 30 minutos.  Nesta segunda-feira (6)  a  revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, divulgou detalhes do aparelho.

A previsão é de que em um período de no máximo três anos,  o aparelho esteja sendo comercializado

“Atualmente, prescrevemos antibióticos mesmo sem saber se há bactérias presentes”, disse Wong à AFP. “Esta é uma das coisas que queremos resolver: se podemos determinar rapidamente a existência de uma infecção bacteriana”.

“Este dispositivo determina a existência, mas não o tipo de bactéria que é”, disse Wong. “Mas estamos trabalhando em um enfoque molecular complementar que nos permita identificar as espécies”.

Após encontrar a bactéria, o teste a expõe a antibióticos para observar sua resistência.

“As infecções urinárias são as infecções bacterianas mais comuns, mas 75% dos testes de urina enviados a laboratórios dão negativos. Descartar ou confirmar rapidamente a presença de bactérias em uma concentração clinicamente relevante melhorará de maneira drástica o atendimento ao paciente”.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.