Cientistas descobrem por acaso um ‘supermúsculo’ orgânico

Cientistas descobrem por acaso um ‘supermúsculo’ orgânico

Um material orgânico capaz de mudar de forma repetidamente sem se quebrar foi descoberto acidentalmente por cientistas da Holanda. A equipe da Universidade Radboud estava estudando o material devido às suas propriedades ópticas quando levaram um susto. Ao alterar a temperatura, os pesquisadores viram o material dar um pulo. O “supermúsculo” pode ter muitas aplicações úteis, podendo funcionar como músculo artificial, atuador, bomba ou mesmo como um interruptor.

Eu costumo chamá-lo de ‘máquina de pinball molecular’,” comentou o professor Theo Rasing, referindo-se ao 4-DBpFO, um centro de fluorenona com dois anéis fenil em cada lado, conectados por ligação simples, segundo o site Inovação Tecnológica.

Os cristais do material têm a propriedade única de mudar significativamente de forma ante variações de temperatura e fazer isso sem se quebrar, permitindo que alteração seja repetida centenas de vezes.  Os pesquisadores farão novos testes com diferentes temperaturas para usar a descoberta em aplicações uteis,

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *