Catarata ou cisto nos olhos em foco

Catarata ou cisto nos olhos em foco

Os olhos devem ter cuidados especiais quando o assunto é a saúde, entretanto, muitas pessoas costumam procurar um oftalmologista apenas quando detectam algum tipo de problema, ou não estão enxergando muito bem de longe ou de perto. O correto é que as consultas sejam periódicas, pois a importância do diagnóstico precoce possibilita que possíveis problemas sejam evitados ou se agravem.

O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado logo na infância pelo próprio pediatra. O exame do reflexo vermelho pode detectar tumores, catarata congênita (opacificação do cristalino), glaucoma congênito (aumento da pressão nos olhos), leucocoria (reflexo pupilar branco) e infecções. O ideal é que as crianças visitem o médico especialista em olhos a cada seis meses até completar 10 anos. Depois as consultas passam a ser uma vez ao ano.

No caso dos adultos, os oftalmologistas ficam atentos às ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), catarata, glaucoma, retinopatia diabética e hipertensiva (alterações no fundo do olho relacionadas a diabetes e a hipertensão arterial) doenças degenerativas, entre outras.

A prevenção é sempre a melhor alternativa, e evitar coçá-los está entre elas. O uso de óculos ou lentes deve ser feito sempre com receita médica. Os resultados pela falta de uso ocasionam dores de cabeça, olhos cansados e secos. Manter uma dieta balanceada e rica em alimentos com ômega-3, zinco, selênio e vitaminas A e E também é válida.

A catarata é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. Seu tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Catarata ou cisto nos olhos será o tema da entrevista com o oftalmologista, Vespasiano Santos, amanhã (17.03), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.