Campanha contra hanseníase em Feira

Campanha contra hanseníase em Feira

Começou nesta terça (01.09), em Feira de Santana, a campanha ” Busca Ativa de Hanseníase, Verminoses e Tracoma” que continuará durante todo o mês de setembro, tendo como alvo os alunos de escola públicos, na faixa etária que vai de 5 a 14 anos. Para detectar e tratar a doença da forma correta, os enfermeiros da rede municipal passaram por uma capacitação, que orientou sobre  os procedimentos adequados a tomar.

Fabiana Porto Silva, técnica de referência em hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde, disse que “nessa capacitação explicamos o passo a passo de como colocar em prática a campanha. E a capacitação dos profissionais é importante porque são eles que desenvolvem, a escola é só o local. Daí a importância do apoio da educação”.

Já a enfermeira da unidade conjunto Feira IX, Clara Dórea, afirmou que “é importante esclarecer sobre como proceder com o público para sucesso da campanha já que hanseníase é uma doença que tem tratamento e cura sem sequelas”.

O município pertence a uma área considerada endêmica, daí a importância da campanha, em parceria com o Ministério da Saúde. O ano passado foram registrados 97 casos novos de hanseníase em Feira de Santana. Por este motivo, a prefeitura prerende reduzir o número de casos através da detecção precoce e o início imediato do tratamento, quebrando assim a cadeia de transmissão.

Fonte: Secom/ PMFS

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.