Portal Saúde no Ar

 

Câmara aprova regulamentação da reforma tributária

A Câmara dos Deputados aprovou, em 17 de dezembro de 2024, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, que regulamenta a reforma tributária no Brasil. O texto, originário do Poder Executivo, detalha regimes de redução ou isenção tributária, mecanismos de devolução de tributos para consumidores de baixa renda (cashback), compras internacionais pela internet e a integração dos sistemas de pagamento com a arrecadação fiscal.

 

O relator da proposta, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), destacou que as alterações promovidas pela Câmara visam beneficiar a população, estimando uma redução de 0,7% na carga tributária para os brasileiros. Entre as mudanças aprovadas, incluem-se:

 

Devolução de Tributos: Restituição de 100% da CBS e de 20% do IBS nas faturas de energia, água, gás e telecomunicações para pessoas de baixa renda.

 

Alíquotas Específicas:

 

Alíquota máxima de 0,25% para minerais, inferior ao máximo de 1% estipulado anteriormente.

Redução de 30% nos tributos para planos de saúde de animais domésticos.

Medicamentos não listados em alíquota zero terão redução de 60% da alíquota geral.

Turismo: Turistas estrangeiros poderão solicitar a devolução dos tributos sobre produtos adquiridos no Brasil e embarcados na bagagem.

 

Sociedades Anônimas de Futebol (SAF): Manutenção da alíquota de 8,5% para as SAFs.

 

Apesar de cálculos do governo indicarem um aumento de 0,53 pontos percentuais na alíquota geral devido a isenções, a Câmara manteve a isenção para carnes, peixes, queijos e sal no texto final. Por outro lado, reverteu a sugestão do Senado e manteve a cobrança do Imposto Seletivo sobre bebidas açucaradas, visando não elevar a alíquota geral.

 

O projeto segue agora para sanção presidencial, consolidando as diretrizes para a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo, que substituirão tributos como PIS, Cofins, ICMS, ISS e parte do IPI, com o objetivo de simplificar e tornar mais eficiente o sistema tributário brasileiro.

Fonte: Agência Câmara Notícias

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe