Brasil já tem 252 casos suspeitos de coronavírus

Brasil já tem 252 casos suspeitos de coronavírus

O Brasil já tem 252 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo 136 deles no Estado de São Paulo. A informação foi atualizada pelo Ministério da Saúde na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) na tarde deste domingo, 01/03. No sábado, o número de casos suspeitos era de 207.

O número de pessoas afetadas pelo novo coronavírus no mundo chegou a 87.565, incluindo 2.990 mortes, em 64 países e territórios, segundo um balanço obtido pela AFP às 9h deste domingo, 1º.

Desde o último balanço, foram registrados 1.646 novos casos.

A China continental (sem os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia apareceu no final de dezembro, registrou 79.824 casos, incluindo 2.870 mortes.

Os países mais afetados após a China são a Coréia do Sul (3.736 casos, dos quais 586 eram novos e 18 mortes), Itália (1.128 casos, 29 mortes), Irã (978 casos, dos quais 385 novos, 54 mortes) e Japão (239 casos, dos quais 9 novos, 11 mortes). Além disso, o Japão registrou mais de 700 casos no navio “Diamond Princess”, atracado em Yokohama.

A confirmação da presença do coronavírus em todos os continentes está causando preocupação sobre a capacidade de reação global à doença. O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a 64 países e soma 3 mil mortes e mais de 87 mil infectados. O Brasil confirmou o seu segundo caso neste sábado, ambos em São Paulo, e investiga 207 casos suspeitos.

Apesar de ter uma grande capacidade de contágio, a letalidade do coronavírus não é considerada alta e, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há motivo para pânico. Ainda assim, o órgão internacional elevou o nível de contaminação global nesta sexta-feira, 28, para “muito alto”.

Os sintomas da infecção podem se assemelhar a uma gripe comum na maioria das pessoas e, para evitar a propagação do vírus, os órgãos recomendam medidas de higiene simples, como lavar as mãos regularmente e usar álcool em gel.

França

O Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, permaneceu fechado na manhã deste domingo, 1º, em função dos casos de coronavírus na França. No sábado, 29, o País registrou o 100º caso confirmado da doença e duas pessoas morreram.

Itália

A Agência de Proteção Civil da Itália confirmou neste domingo cinco novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24h, elevando para 34 o número total de fatalidades pela doença.

A Itália assinou neste domingo, 1, um decreto que ordena o fechamento de lojas, museus e escolas nos onze municípios mais afetados pelo coronavírus. As regiões de Lombardia e Vêneto, que concentram grande parte dos casos, também serão impactadas pela medida.

Um grupo de pesquisadores da Itália identificou a mutação genética que permitiu ao coronavírus infectar seres humanos e não mais apenas animais.

O estudo foi conduzido pela equipe de estatísticas médicas e epidemiologia molecular da Universidade Biomédica de Roma e foi publicado no Journal of Clinical Virology.

Fonte: Estadão.

 

Os principais sintomas do coronavírus : febre, tosse, dificuldades respiratórias, dores no corpo, secreção na garganta
Mas o fato de você ter alguns desses sintomas não significa que você tem coronavírus.

Medidas preventivas:

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.
Evitar tocar os olhos, nariz e a boca
Não compartilhar objetos como talheres, pratos, copos ou garrafas
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

Fonte: MS, OMS

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *