Brasil já passa de 970 casos confirmados de varíola dos macacos

Brasil já passa de 970 casos confirmados de varíola dos macacos

O Ministério da Saúde, informou que o país já registra o total de 978 casos confirmados da varíola dos macacos. De cardo com os dados do MS, a maior parte dos casos estão em São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Distrito Federal (15), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1) , Mato Grosso (1), Acre (1), e Santa Catarina (4).

Segundo o ministério em nota, a pasta que mantém articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões. Bem como fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Além disso, nesta quarta-feira (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox. O núcleo irá tratar dos assuntos que envolvem a Varíola do Macacos.

Covid-19

Além do veloz crescimento de casos de Varíola dos Macacos, a Covid-19, também tem registrado aumento. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 24 horas, 44,5 mil novos casos da doença e 310 óbitos. Desde o início da pandemia, o país acumula 33,7 milhões de casos confirmados e 677,8 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 32,1 milhões (95,5% dos casos)

Campanha Vidas Importam