Baixo estoque de sangue leva fundação a realizar campanha em São Paulo e no Rio de Janeiro

Baixo estoque de sangue leva fundação a realizar campanha em São Paulo e no Rio de Janeiro

coleta-sangueDevido o estoque baixo de sangue no inverno, a Fundação Pró-Sangue realiza uma campanha para alertar a população sobre a importância da doação. A ação começou neste sábado (18), na capital paulista – no Posto Clínicas, Cerqueira Cesar, na zona oeste, e no Posto Dante Pazzanese, no Ibirapuera, zona sul da capital. A campanha que dará continuidade em todo o mês de julho, ocorreu também no Rio de Janeiro – no HemoRio e no Hemocentro de Campinas, no interior paulista.

De acordo com o órgão responsável, devido ao inverno e as férias escolares, em julho, há uma redução de 30% nas coletas de bolsas de sangue. A iniciativa integra a campanha DOE, em parceria com a Nexcare – marca de cuidados pessoais da 3M.

Para estimular a doação, a campanha criou ainda o APP – um aplicativo para “banco de sangue” em comunidade humanitária on-line –  da campanha para o Facebook (http://bit.ly/AppDOENexcare). Nele, os voluntários podem marcar três amigos e convida-los a doarem sangue também, além do hotsite: http://goo.gl/FKXOdI

A capital fluminense conta com 13 postos de coleta do HemoRio, e coleta aproximadamente 70% do sangue consumido no Rio de Janeiro.  Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, atualmente o posto de coleta recebe uma média de 250 candidatos à doação de sangue por dia, mas o ideal seria que recebesse o dobro. O diretor também salienta que devido a essa situação, ações como esta fazem toda a diferença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue anualmente. A recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde – é que o número de doadores esteja entre 3% e 5% da população.

Fonte: R7

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *