Bahia registra meningite em 2016

Bahia registra meningite em 2016

couto maia

Foi registrada a primeira morte por meningite em 2016 na Bahia. A vítima é um menino de 11 anos, morador de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com a Sesab, a criança morreu na última sexta-feira (1º), após 11 horas depois que deu entrada no Hospital Couto Maia, em Salvador. O garoto foi diagnosticado com meningite meningocócica, entretanto, exames devem ser realizados para confirmar o tipo da doença que ocasionou o óbito.

A doença meningocócica é causada por uma bactéria que possui diversos tipos. Os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias e também por fungos e parasitas.

A meningite bacteriana é a mais grave e a meningite viral, causada por vírus, é caracterizada por um quadro clínico com evolução benigna. As manifestações são parecidas com as viroses em geral.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.