Bahia amplia em 13% o número de transplantes no primeiro semestre

Bahia amplia em 13% o número de transplantes no primeiro semestre

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao lembrar que setembro é mês de incentivo à doação de órgãos, informou que na Bahia, o número de transplantes realizados durante o primeiro semestre foi 601, um aumento de 13,39% transplantes, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O mês de setembro é chamado de “Setembro Verde” em função do dia 27, dedicado aos santos gêmeos, Cosme e Damião, que são considerados patronos dos transplantes e apontados como responsáveis pelo primeiro transplante realizado no mundo – o transplante de uma perna, retratado por um pintor espanhol do século XVI, em tela que se encontra exposta no Museu do Prado

De acordo com Rita de Cássia Pedrosa, coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, a negativa familiar e o desconhecimento da sociedade sobre o processo de doação são alguns dos principais obstáculos para o aumento no número de transplantes. “Por não conhecerem como se dá a doação, muitas famílias negam”, reforça América Carolina Brandão, coordenadora de Central Estadual de Transplantes, acrescentando que a Sesab desenvolve um constante trabalho de conscientização, buscando reduzir as negativas das famílias à doação. Durante todo o ano passado, foram registradas 133 doações de múltiplos órgãos e 518 doações de córneas. Foram feitos 49 transplantes de fígado, 206 de rim e 514 de córnea.

A Campanha de Incentivo à Doação de órgãos será aberta no dia 6 de setembro, em diversos locais, como o terminal Rodoviário de Salvador, terminal Marítimo (Ferry e lanchinha) em Salvador, Estação Ferroviária da Calçada, praças de pedágios em toda a Bahia, postos da PRF na BR 101 (Feira de santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Itabuna, BR 242 (Seabra e Barreiras) e Batalhão da PM/BA nos municípios de Alagoinhas, Itabuna, Irecê, Guanambi e Jequié. Nesses locais, das 10 às 16 horas, serão montados stands oferecendo serviços de aferição de pressa arterial, glicemia capilar e controle de peso, orientação para prevenção de doenças que podem indicar um transplante e informações sobre a importância da doação de órgãos.

Mais informações no site www.saude.ba.gov.br/transplantes

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *