Bahia alcança 100% de adesão no Programa Saúde na Escola

Bahia alcança 100% de adesão no Programa Saúde na Escola

O Estado da Bahia registrou a marca de 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). Este resultado, fruto de integração entre as Secretarias da Saúde (Sesab) e Educação (SEC) no Estado, levará a uma prática de prevenção à saúde para dentro das escolas dos 417 municípios do estado.

Segundo o diretor da Atenção Básica da Sesab, José Cristiano Soster, esse resultado foi fruto de uma mobilização coletiva entre Estado, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems BA) e secretarias municipais de saúde.

Em números são 11.564 escolas fazendo parte do Programa, destas 11.088 são escolas consideradas prioritárias, sendo todas as creches públicas e conveniadas do município; todas as escolas do campo; escolas que tenham, pelo menos, 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Na prática as equipes da atenção básica em saúde e as equipes das escolas devem se articular para o desenvolvimento de ações de saúde na escola.

Entre as ações do Estado, foi realizado o monitoramento e apoio aos municípios durante o período de adesão, realização de três webpalestras e um plantão tira-dúvidas com representantes das secretarias da Saúde e Educação, onde foram abordados os temas como Adesão e Condição vacinal.

O PSE é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação (MS e ME), e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

 Ascom Telessaúde
/telessaúde/adesão

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *