Anvisa aprova antiviral da Pfizer

Anvisa aprova antiviral da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30),  o uso emergencial do antiviral Paxlovid, da farmacêutica Pfizer.

“Todos os processos de medicamentos e vacinas contra a Covid-19 submetidos à Agência foram exaustivamente avaliados por uma equipe multidisciplinar de servidores públicos que empenharam todos os seus esforços para que, no Brasil, fosse dado acesso a diferentes vacinas e tratamentos”, afirmou a relatora do processo, Meiruze Freitas.

o pedido de liberação foi feito pela Pfizer  em 16 de fevereiro para a Anvisa.  A aprovação do do medicamento foi aprovada em reunião da Diretoria Colegiada.

O antiviral de uso oral apresentou resultados que apontam redução de 89% em hospitalizações e mortes, entretanto, o Paxlovid não está autorizado para tratamento em pacientes com manifestações graves ou críticas da Covid-19. Ele é indicado para adultos que testaram positivo para a doença e apresentam risco de progressão para caso grave

Medicamento já possui liberação nos Estados Unidos (FDA), na Europa (EMA), Canadá, China, Austrália, Japão, Reino Unido e México

Na reunião, a diretora enfatizou ainda que a autorização possibilita a adição de uma nova estratégia de tratamento na relação dos procedimentos médicos usados para reduzir os danos da pandemia, mas não substitui a vacina. “Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, afirmou Meiruze Freitas.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.