ALB realiza II seminário arte e pensamento indígena

ALB realiza II seminário arte e pensamento indígena
O II Seminário Arte e Pensamento Indígena, iniciativa da Academia de Letras da Bahia, dialoga com as produções artísticas e intelectuais dos povos originários brasileiros. Esta edição acontecerá no dia 02 de maio (segunda-feira), às 19 horas, no canal da ALB no YouTube.

Representando o povo Tuxá de Rodelas, do extremo norte baiano, a ativista e artista indígena Yacunã Tuxá se destaca por suas ilustrações digitais que retratam; principalmente, as mulheres indígenas no exercício de existir, articulando estratégias de proteção do corpo, espírito e território.

Além disso, também do campo das artes visuais, Célia Tupinambá, liderança indígena, professora, intelectual; artista e cineasta, pertencente ao povo da aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença (Sul da Bahia), apresenta o manto sagrado criado em 2020, obra baseada no Manto Tupinambá que data do século XVI e que está conservado na reserva do Museu do Quai Branly, em Paris, na França.

Dessa forma, em face dos ataques aos direitos dos povos indígenas e da escalada de violência contra essas populações, entrará em discussão no seminário temas relativos à educação indígena e seu direito à autonomia e trabalho decente. Assim, para essas discussões, foram convidadas a professora doutora Nathalie Pavelic, que atua desde 2011 na Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), integrando a equipe do projeto Cunhataí Ikhã, apoiado pela Fundação Malala, em prol da melhoria da educação das meninas indígenas da Bahia; bem como, a Subprocuradora-Geral do Trabalho Edelamare Melo, que coordena o Grupo de Trabalho do Ministério Público do Trabalho “Povos Originários e Comunidades Tradicionais”.

Os estudantes e demais pessoas interessadas terão a oportunidade de receber um certificado de participação (02 horas). O link para inscrição ficará disponível para preenchimento durante a transmissão.

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.