Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020

Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020

O mês de agosto tornou-se simbolo na promoção do aleitamento materno no Brasil e no mundo. Com a pandemia do novo coronavírus os eventos ocorrerão virtualmente, seguindo calendários distintos de acordo com cada estado.

A Semana Mundial de Amamentação 2020, #SMAM2020, tem como tema: “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. O objetivo da campanha se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. O tema está alinhado com a área temática 3 da SMAM-ODS 2030, o qual alinha as campanhas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e que destaca os vínculos entre a amamentação e o meio ambiente e as mudança climática.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre os benefícios do aleitamento materno estão: a redução de 13% da mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal da criança e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *