Agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial

Agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial

De acordo com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir desta quarta-feira, 1º, as agências da instituição passam a contar com uma supervisão periódica do retorno ao atendimento presencial.

A portaria que prevê a implementação do serviço Supervisão das APS – Retorno Gradual e Seguro teve publicação no  dia 13 de agosto; contudo, passa a valer a partir desta quarta-feira.

O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro. As ações bimestrais, com duração de 30 dias cada. Ainda assim, enquanto houver a pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados.

Anteriormente, no início da pandemia, em março do ano passado, todos os serviços do INSS que eram realizados presencialmente foram suspensos. A medida tomada levando em consideração também os fatores de risco do público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença.

Dessa forma, no mês de julho, houve inclusão de mais 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento prévio. Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário); atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual; órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços; bem como, requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito; consulta à consignação administrativa; ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho); parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial); pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida; bem como, pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes; pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru; impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.

Além disso, outros serviços que já estão disponíveis para agendamento do atendimento presencial :

Perícia médica; cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais); serviço social; reabilitação profissional; justificação administrativa; justificação judicial; atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios; bem como entrega de documentos por convocação. realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco) e retirada de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135

Ainda assim, o núcleo incentiva, que os cidadãos busquem os canais online de atendimento, por meio da plataforma Meu INSS – acessível pelo browser de internet ou por aplicativo de celular –, onde alguns desses serviços também podem ser encontrados.

 

 

 

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