Acupuntura serve para o homem, animais e até plantas

Acupuntura serve para o homem, animais e até plantas

IMG-20150813-WA0023

 

Nesta quinta-feira (13/08), Patrícia Tosta, no Programa Saúde no Ar, entrevistou o fisioterapeuta e acupunturista, Benedito Carlos Gandra.

Segundo Gandra ,“a acupuntura  é uma técnica que participa de todos os processos da vida humana. Usando as agulhas através da pele, faz a conexão entre o sistema nervoso e central”, ela ainda destaca que a acupuntura, pode ser usada em pessoas de todas as idades porém , os livros antigos recomendam o uso a partir dos dois anos de idade. Normalmente o uso das agulhas não causa dor. Ele destaca que muito das dores humanas vem da má alimentação e da má postura. O especialista explica que a acupuntura cura através da regulação dos hormônios, acalma, melhora a respiração, a pele. “ É uma gama de possibilidade de tratamento”, afirmou e concluiu “as vezes tiramos uma dor de cabeça em dois minutos”.

O especialista informou que o uso da acupuntura não possui uma contra indicação mas algumas restrições como por exemplo, gestantes ou pessoas idosas que estejam enfraquecidas.

“Já fomos taxados de charlatonismo depois se tornou, complementar, integrativa”, afirmou. Atualmente até mesmo alguns Planos de Saúde possuem esta especialidade.

O perigo maior era causar infecção

O  risco do uso da acupuntura antiga era o paciente contrair uma infecção devido ao uso do material vegetal usado como agulha,  mas atualmente não existe este risco.

A acuputura pode ser usada para animais e plantas

Segundo, Gandra, os chineses colocavam prego nas árvores como uma forma de acupuntura; E existem locais específicos para produzir flores, folhas, dependendo do local em que se coloca as agulhas e o uso da acupuntura em animais, principalmente em cavalos de raça, possui um custo muito elevado.

 

Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *