Acupuntura para animais

Acupuntura para animais

acpuntura2A acupuntura (colocação de agulhas em pontos específicos) não é uma opção apenas para os humanos. Ela pode ser usado preventivamente nos animais, conforme a veterinária paranaense Christiane Duarte que no seu blog Acupuntura veterinária explica como o procedimento pode ser usado em animais.

Na sua opinião, essa é uma allternativa mais natural de tratamento sendo crescente o número de pessoas que também desejam essa mesma qualidade para seu cãozinho ou gatinho. 

Segundo a veterinária, a  Medicina Veterinária Tradicional Chinesa é empregada em diversas espécies animais há mais de 3.500 anos na China, sendo inicialmente utilizada em equinos, bovinos e suinos pela sua importância na agricultura, além de aves ornamentais. Na nossa sociedade temos muito apreço por nossos animais de estimação, especialmente cães e gatos, o que despertou uma melhor compreenção da acupuntura nessas espécies.

A Medicina Tradicional Chinesa inclui a acupuntura (colocação de agulhas em pontos específicos),  acupressão (massagem dos pontos), moxabustão (aquecendo pontos ou regiões com a Artemisia vulgaris, planta medicinal), fitoterapia (uso de ervas chinesas), dietoterapia (equilíbrio pela alimentação) e tantas outras técnicas.
 
Ao longo dos séculos essas terapias contínuam em constante transformação e desenvolvimento, se mantendo sempre atuais. “A acupuntura ,em particular, é muito estudada e tem incontestáveis evidências clínicas e científicas. Tanto em humanos como em animais, a dor é o principal motivo de procura pela acupuntura, em especial a dor crônica. Todavia, ela trata uma variedade de problemas: urogenitais, digestivos, musculo-esqueléticos, neurológicos, dermatológicos, cardio-respiratórios, hormonais, reprodutivos, alérgicos, auto-imunes e comportamentais, afirma.”

A.V.
 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *