Quem acompanha o noticiário de Saúde, certamente já ouviu falar em testes rápidos para detectar tipos de doenças, entre as quais a ebola, a tuberculose e o HIV. Os testes que produzem resultados em, no máximo, 30 minutos, foram usados largamente durante o carnaval de Salvador, para detecção do HIV e DSTs.
De metodologia simples, utilizando antígenos virais fixados em um suporte sólido, os testes rápidos são acondicionados em embalagens individualizadas, permitindo a testagem individual das amostras. Esses testes, que foram inicialmente desenvolvidos no final da década de 80, ganharam maior popularidade a partir do começo dos anos 90.
A eficácia desses testes e a sua tecnologia serão temas do quadro Saúde em Foco, do programa Saúde no Ar, que vai ao ar nesta sexta-feira (06.03), a partir das 8 horas na Rádio Excelsior (AM 840) com a participação da doutora em Parasitologia, Patrícia Tavares, vice-diretora de Ensino da FioCruz Bahia e da enfermeira sanitarista Ita de Cássia Aguiar, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab. O painel terá a coordenação da radialista Patrícia Tosta e os ouvintes poderão participar fazendo perguntas através do telefone 3328.7666 ou do What’s App número 9681.3998.