700 agricultores orgânicos são certificados pelo Tecpar

700 agricultores orgânicos são certificados pelo Tecpar
De acordo com nota, o Instituto de Tecnologia do Paraná já certificou cerca de 700 produtores paranaenses por meio do Paraná Mais Orgânico, desde 2009. O programa do Governo do Estado orienta agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos e certifica aqueles que já seguem as técnicas de manejo desta modalidade de produção.
Iniciado em 2009, atualmente o Paraná Mais Orgânico é desenvolvido em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; bem como o Tecpar, as sete universidades estaduais e o Instituto de Desenvolvimento Rural Iapar-Emater (IDR-Paraná).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Paraná é o segundo Estado com o maior número de propriedades rurais certificadas em agricultura orgânica no País. O Estado responde por 16,7% dos produtores certificados, um total de 3.624 propriedades.

O programa

Dessa forma, por meio do programa, explica o coordenador estadual do Paraná mais Orgânico, professor doutor Rogério Barbosa Macedo, o agricultor familiar paranaense tem acesso ao certificado de produção de forma gratuita. O Tecpar participa realizando a certificação por auditoria e na capacitação de profissionais que atuam no programa.
De acordo com responsáveis pela iniciativa, “Sem estas duas ações do Tecpar no programa não teríamos o Paraná Mais Orgânico. Sabemos que o custo da certificação é um dos gargalos econômicos do avanço da produção no país, por ser um custo que pesa especialmente para quem vive da agricultura familiar”.

Como Funciona

A orientação aos agricultores é feita pelos profissionais dos nove Núcleos de Certificação Orgânica distribuídos no Estado. O apoio técnico vai desde o planejamento da produção até a elaboração da embalagem, além do apoio nos processos de comercialização.
Os produtores aprendem a converter suas lavouras tradicionais para o modelo orgânico – livres de agrotóxicos; de sementes transgênicas e de outras substâncias tóxicas ou sintéticas, dentro das normas da legislação brasileira. Depois das adequações, as propriedades são auditadas e certificadas gratuitamente pelo Tecpar Certificação.

Qualificação

Dessa forma, todos os profissionais vinculados ao programa recebem capacitação Tecpar em certificação, inspeção a campo e auditoria. Mesmo universitários ou egressos das universidades estaduais do Paraná que durante passagem pelo programa recebem qualificação a respeito do sistema orgânico de produção.
Ainda assim, o programa também oferta capacitação contínua por meio dos núcleos; bem como oficinas práticas para agricultores, estudantes e agentes de extensão rural – que prestam assistência técnica no campo.

Certificação

Em Piraquara, na Grande Curitiba, está uma das propriedades familiares atendidas pelo Paraná Mais Orgânico e certificadas pelo Tecpar. No espaço de 28 mil metros quadrados, o produtor rural Mário Seichi Nakui, conta que já cultivou mais de 86 tipos de alimentos que foram certificados pelo programa.
Além disso, atende uma grande empresa de alimentos orgânicos prontos para o consumo, também vende seus produtos para pessoas adeptas a esse tipo de alimentação, que realizam a compra diretamente na chácara.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Projetos combatem covid-19 com solução de bicarbonato de sódio

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *