Dietas milagrosas em pauta

Dietas milagrosas em pauta

Com certeza você já ouviu falar ou conhece alguém que já fez alguns tipos de dietas que prometem uma redução de peso muito grande num curto espaço de tempo. As chamadas “Dietas milagrosas” são tão tentadoras, quanto perigosas. Geralmente o resultado desejado acontece, mas é algo temporário e nada saudável. Dietas desse tipo geralmente restringem algum tipo de nutriente importante ou fazem com que quem adota a estratégia apenas perca líquido, sem contar com o efeito sanfona, deixando a pele flácida e podendo acarretar problemas com estrias e celulites.

Além dos questionamentos a cerca dos reais benefícios de se excluir certos nutrientes como o glúten em pessoas saudáveis alguns pontos são importantes levar em consideração. Ao retirar os alimentos com glúten a maioria das pessoas acaba substituindo-os por alimentos refinados, industrializados, ricos em compostos agressores ao organismo e acabam por prejudicar a microbiota intestinal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição as dietas sem glúten podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados sem glúten seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais, e de hortaliças de baixa densidade energética.

Quando for necessário seguir algum tipo de dieta o melhor é procurar ajuda de um nutricionista, que vai indicar o tipo mais adequado. A alimentação balanceada que contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo com variedade e qualidade, na quantidade certa, é o melhor caminho.

O assunto será tema do Programa Saúde no ar desta segunda-feira a Nutricionista Mirela Brasil fala sobre o tema em conversa com a âncora Patricia Tosta. Ela comenta ainda sobre como montar uma ceia saudável para o Natal.

O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840, participação pelo watss App 710996813998.

Redação Saúde no ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.