Yoga: A neurociência explica os benefícios da prática em crianças

Yoga: A neurociência explica os benefícios da prática em crianças

A Neurociência explica os impactos da prática de yoga no corpo e mente das crianças. De uma forma simples e divertida há inúmeros benefícios. “Ajuda na concentração, tonicidade muscular, lateralidade e identidade corporal”, explica Fernando Lauria neurocientista e fundador do Instituto Limbios.

A prática da Yoga ativa fortemente o lobo frontal, que é responsável pelas funções executivas do cérebro, como: planejamento, estratégia e raciocínio lógico, o que ajuda a promover a neuroplasticidade e neurogênese.

O exercício tem de ser realizado pela criança de forma prazerosa. “Não há uma idade mínima, desde que os exercícios estejam adequados com o desenvolvimento da criança”, relata Lauria. “O que não pode é forçar ou permitir que tente fazer alguma coisa que não vai conseguir. Não há necessidade de indicação médica”, complementa.

Os efeitos tendem a ser imediatos, dependendo do grau de participação da criança. …isso pode levar em torno de 2 ou 3 semanas para acontecer. Há movimentos simples que os próprios pais podem começar a aplicar nas crianças, mas é sempre bom procurar orientação profissional.

O Instituto Limbios realizará curso online de forma prática e teórica, nos dias 27 e 28 de julho, das 19h às 21h horas, para os interessados em absorverem um pouco mais os detalhes desta benéfica atividade, com a professora de yoga e pedagoga Lenise Ghiorzi. As aulas serão online pela plataforma Meet.

“Os alunos poderão conhecer de forma teórica os benefícios e ações da yoga no cérebro da criança, bem como aprenderão exercícios que poderão ser feitos na aula e aplicados posteriormente”, finaliza o neurocientista.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *