SAÚDE NO AR

Vírus causador da doença misteriosa é descoberta por pesquisadores baianos

Depois de atingir cerca de 3.500 pessoas na Bahia, o vírus causador da doença misteriosa foi descoberto esta semana pelos pesquisadores Gúbio Soares e Sílvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Batizado por zika vírus, o causador da doença, foi identificado em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. A análise teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

De acordo com Gúbio de Soares, o zika vírus é transmitido através da picada do mosquito aedes aegypti e outros da mesma espécie. O pesquisador ainda destaca, que os sintomas apresentados nos pacientes são semelhantes ao da dengue, com febre, diarreia, dores e manchas no corpo, todavia, o novo vírus é considerado mais fraco e os sintomas mais brandos, e não leva o paciente à morte.

Ainda segundo o pesquisador, o zika vírus nunca foi detectado no Brasil ou na América Latina. Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), informou que amostras da doença foram enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador, a FioCruz, no Rio de Janeiro, além do Centers for Disease Control and Prevention (CD), nos Estados Unidos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.