Vigilância Sanitária e Polícia inspecionam laboratório de “medicamentos” fabricados por João de Deus

Vigilância Sanitária e Polícia inspecionam laboratório de “medicamentos” fabricados por João de Deus

Técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e a Polícia   fizeram inspeção na Casa Inácio de Layola que é uma espécie de laboratório montado no centro de Abadiânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, nesta sexta-feira (21/12).. O laboratório fabrica os “remédios” receitados pelo médium  João de Deus.  Ele  está preso, por está sendo  acusado de abusar de mulheres que o procurava para obter curas espirituais

 “A inspeção foi feita para verificar a qualidade de medicamentos comercializados naquela instituição. No entanto, o trabalho ainda se encontra em fase de coleta. Dessa forma, a Suvisa adianta que só irá se pronunciar após as conclusões das pesquisas e análises realizadas com os produtos”, destacou a nota da Secretaria de Saúde de Goiás. (SES-GO)

João Teixeira de Faria, o João de Deus, 77, admitiu que fábrica remédios em um laboratório na Casa Dom Inácio. Eles são revendidos aos “pacientes” do centro espiritualista.

De acordo com João de Deus, a caixa com 10 comprimidos é comercializada em valores que variam enttre R$ 50,00 a R$ 100,00.

“Não tenho certeza do preço. No atendimento, não é repassada a receita. As orientações são repassadas pelo espírito, ou seja, não é de maneira escrita. Apenas atendo e oriento”, afirmou, Joao de Deus.

“A existência de alvará sanitário ou autorização para funcionamento são de responsabilidade da própria Vigilância Sanitária municipal ou estadual, que possuem autonomia administrativa e são vinculadas às respectivas secretarias de Saúde e responsáveis pela fiscalização e emissão dos respectivos documentos”, destacou o órgão.

A delegada Karla Fernandes, da Deic, informou no dia 19 de dezembro que o laboratório possui alvará de funcionamento.

Por meio de nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que os medicamentos precisam ter o registro da instituição vinculado ao Ministério da Saúde. Quem age de forma contrária comete crime.

Fonte: Metropoles ( jornal/site do DF)

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.