Varíola dos macacos - OMS registra mais de 100 casos

Varíola dos macacos - OMS registra mais de 100 casos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já registrou mais de 100 casos de varíola do macaco em 15 países. A (OMS) disse que espera identificar mais casos de varíola dos macacos à medida que expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.

O primeiro caso  suspeito na América do sul, foi registrado na Argentina neste domingo ( 23/05).

Identificada pela primeira vez em macacos, a doença preocupa porque é transmitida por contato próximo e raramente se espalha para fora da África.
Não existe uma vacina específica para a varíola do macaco, mas os dados mostram que os imunizantes usados para controlar a varíola são até 85% eficazes contra a doença.

A organização acrescenta que vai fornecer mais orientações e recomendações nos próximos dias sobre como diminuir a propagação da doença e ainda não se pronunciou sobre a aplicação de quarentenas.

A Bélgica se tornou o primeiro país a introduzir uma quarentena obrigatória de 21 dias para pacientes com a doença.

“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, acrescentou a agência.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.